OBJETIVO DO TESTE CITAP

        DETECTAR E EVITAR FUTUROS PROBLEMAS RELACIONAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS


        Uma significativa porcentagem de crianças entre 5 e 8 anos apresentam deficiências em sua grafia, indicador precoce de futuros problemas na integração das linguagens superiores da atividade mental: a leitura e a escrita.
          O movimento da mão é um dos mais complexos do corpo humano, tanto na motricidade fina como na grossa. Neles concorrem processos que afetam o controle do equilíbrio, a lateralidade corporal e o grau de modulação da tensão psicocorporal.
         Quaisquer destes processos tem uma influência determinante na atividade de realização das grafias.

         Dirigido a avaliar meninos e meninas (sujeitos) desde os 5 anos e meio até aos 8 anos, de inteligência normal e escolarizados ao menos desde os 5 anos. Neste teste, de duração de pelo menos 30 minutos, os objetivos são:

 

* O T.C. pretende ser um método de prevenção e diagnóstico, indicativo do ponto de partida da aprendizagem específica da escrita.
* Isolar, desde um ponto de vista interacionista, as áreas débeis da atividade perceptivo-motora da criança que dificultariam sua integração.
* Como guia pedagógica o T.C. permite realizar uma análise quantitativa e qualitativa das habilidades adquiridas e das quais requerem estimulação e reeducação.

 

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QUE AVALIA O TESTE CITAP?

        O processo evolutivo do desenvolvimento do significante da escrita. Em concreto a série de movimentos neuromotores que emergem para poder realizar todos os traços que intervêm na escrita das grafias. Para lograr isto, é imprescindível:

 

* A evolução e maturação de vários aspectos perceptivo-motores.
* A comunicação bidirecional adulto-criança. Com esta relação se fomenta:
    * O ganho da concepção de integração da criança em todos os espaços de seu entorno.
    * Integração na criança de modificações estruturais a médio e longo prazo.

COMO SE DESENVOLVE O TESTE CITAP

          O Teste Citap está composto por um manual com o testes e por outra parte tem uma ferramenta de apoio e pontuação online. Ele contém as indicações e perguntas ao sujeito, assim como, as Lâminas modelo que servem de referência ao sujeito. Aplica-se de maneira individual, em condições de tranquilidade e silêncio. E no transcurso de uma só sessão.
          O examinador mostra as lâminas de seu manual de Examinador, o menino ou menina responde nas Folhas de Respostas personalizadas e impressas através do site online Test CITAP. Depois de cada lâmina introduz a avaliação / pontuação específica ao exercício executado, no sistema online.
          Ao terminar o Test CITAP composto de 40 exercícios / lâminas, o sistema online entregará ao examinador a pontuação total alcançada pelo sujeito, estandardizado segundo o modelo estatístico do Test CITAP.
          O sistema reflete o resultado global comparado com os percentis indicando uma conclusão terapêutica sobre o sujeito.

Estrutura Interna Do Teste Citap

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1. DIRECIONALIDADE

Varrido visual: itens TC.01 a TC.08. Varrido perceptivo-motor: itens TC.09 a TC.12

 

 
2. PULSÃO TÔNICA:

Pulsão tônica de base: TC.13
Controle motor voluntário do contraste tônico:
-Direto: TC.14 a TC.17
-Indireto: TC.18 a TC.22

 

 
3. COORDENAÇÃO VISOMOTORA:

- Entrelaçados à esquerda ou no sentido anti-horário
- Direcionalidade: TC.23
Sequencialidade com variável de tamanho: TC.24
Sequencialidade com variável de grossura: TC.30, TC.31 e TC.32
- Entrelaçados à direita ou sentido horário
– Direcionalidade: TC.25
Constância de forma: TC.26
Sequencialidade com variável de tamanho: TC.27
- Entrelaçados mistos
– Constância da forma: TC.28
Sequencialidade com variável de tamanho: TC.29
Integração espacial complexa: TC.44 e TC.45

 

 
4. PROCESSO DE DECODIFICAÇÃO:

Canal visual a perceptivo-motor auditivo: TC.33 a TC.37
Canal auditivo a perceptivo-motor auditivo: TC.39 a TC.40
Canal auditivo a perceptivo-motor visual: TC. 41 a TC. 43